19° Via Sacra da Rocinha: O Caminho do Calvário

Rocinha: midiaticamente é conhecida como cenário urbano de guerra, onde traficantes e policiais protagonizam papéis de bandidos e mocinhos, e o pobre morador de simples coadjuvante. Nesse grandioso espetáculo sensacionalista, o coadjuvante/morador só rouba a cena quando é vítima de bala perdida. É assim na Rocinha… é assim em outras comunidades periféricas.

Na Sexta-Feira Santa (22/04) a CIA de Teatro Roça CaçaCultura promoveu um verdadeiro espetáculo para os moradores da comunidade e para quem mais quisesse ver.

Mobilizados pelo diretor Aurélio, moradores saíram das suas rotinas para protagonizarem a 19° Via Sacra da Rocinha. Como de costume, uma multidão prestigiou a peça de teatro itinerante, acompanhando cena por cena, desde o seu início na capela Nossa Senhora Aparecida – no Largo do Boiadeiro – até o gran final na paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – na Estrada da Gávea.

Tradição na comunidade há 19 anos, a Via Sacra da Rocinha é um espetáculo artístico que adapta temas sociais a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, atualizando o seu contexto histórico. No total são percorridos 2,7 KM de apresentação, tendo início com o batismo de Jesus e finalizando com a sua ressurreição.

Desde que a secretaria de cultura passou a apoiar o Roça CaçaCultura, no ano de 2009, Aurélio e companhia tiveram alguns motivos para se alegrar. O aumento da visibilidade foi uma melhora significativa. Nesse ano a CIA de Teatro atuou com um novo figurino e com uma nova estrutura cenográfica que deram um toque maior de profissionalismo ao evento.

Mas ao final do espetáculo, durante o agradecimento ao público presente, o diretor Aurélio fez um desabafo: É triste saber que há três dias atrás a polícia esteve aqui e tinha um monte de repórteres prontos para cobrir aquele acontecimento. Numa noite em que um grupo de jovens se reúne para produzir arte na favela não aparece nem um reporte para escrever nem uma linha sequer”.

Aurélio se referia à visita inesperada da polícia civil à comunidade no dia 19 (terça-feira), seguida de perto por vários repórteres de diferentes veículos de comunicação, dispostos a arriscarem suas vidas por uma matéria sensacionalista.

De qualquer forma, o sucesso da Via Sacra da Rocinha se consolidou pelo empenho de jovens moradores da comunidade que, sob a liderança do Aurélio, desde 1992, mostram ao mundo que a Rocinha é muito mais do que a mídia convencional está disposta a mostrar.

As mídias alternativas e comunitárias também abraçam essa causa!

Valeu Aurélio!!!

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a 19° Via Sacra da Rocinha: O Caminho do Calvário

  1. eu adorei essa matéria,
    um abraço grande e parabens, está muito bem escrita
    aurélio

  2. Cleber Araujo disse:

    Obrigado Aurélio! Grande abraço!!!

  3. WILTON MACHADO disse:

    FERA VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO MUITO!!!
    SHOW MANO! MUITO PERTINENTE O TEMA ABORDADO!
    VAMO QUE VAMO…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *