Cine Manguinhos recebe mostra de filmes que exibirá produções realizadas por moradores de favela

Coordenadoras da Mostra, Ludmila Oliveira e Fabiana Melo Sousa / Foto: Robson Melo

A Mostra de Filmes Imagens e Complexos surge da necessidade de expandir o espaço de exibição e de reflexão das produções audiovisuais realizadas por moradores de favelas a partir de 30 obras que serão exibidas de 29 de setembro a 02 de outubro no Cine Teatro Eduardo Coutinho (Cine Manguinhos) – situado à Avenida Dom Helder Câmara N° 1184, Benfica/RJ (próximo a UPA de Manguinhos).

Privilegiando as produções faveladas realizadas no Rio de Janeiro, o Coletivo Imagens e Complexos colocará na pauta de discussão os diferentes temas abordados nos filmes, refletindo o cotidiano da periferia para além da questão da violência e a sua relação com a cidade como um todo – evidenciando a perspectiva do favelado sobre as diversas temáticas que a imaginação humana consiga alcançar.

Para Fabiana Melo Sousa, coordenadora da Mostra, é preciso olhar para as imagens que são produzidas nos interiores destes territórios, a fim de perceber até que ponto as experiências audiovisuais nas favelas estão trazendo novas questões sobre as cidades ou sobre os mais diversos temas da vida cotidiana; ou mesmo se são imagens que reproduzem os olhares “de fora” tão criticados pela academia.

As obras inscritas, que respeitaram os critérios de seleção, serão registradas no catálogo da Mostra e cinco delas ganharão uma resenha escrita pela curadoria. O catálogo será lançado um mês após a realização do evento, com distribuição gratuita e arquivo liberado para download.

Além das exibições que acontecerão durante quatro dias consecutivos, também serão realizados debates sobre audiovisual e favela, envolvendo produtores, pesquisadores e o público presente – com toda programação aberta ao público gratuitamente.

SERVIÇO:

Mostra de Filmes Imagens e Complexos

01 de agosto a 06 de setembro de 2016 – inscrições por meio do formulário de inscrição;

12 de setembro de 2016 – divulgação dos filmes selecionados pela página do Imagens e Complexos  (https://www.facebook.com/imagensecomplexos/);

19 de setembro – divulgação da programação completa da Mostra pela página do Imagens e Complexos;

29 de setembro a 02 de outubro de 2016 – realização da Mostra de Filmes Imagens e Complexos no Cine Teatro Eduardo Coutinho (Cine Manguinhos), com exibição de 30 obras produzidas por moradores de favelas e debates sobre audiovisual e favela, envolvendo produtores, pesquisadores e público presente.

Realização: Imagens e Complexos
Programa Favela Criativa: Secretaria de Estado de Cultura (SEC) – RJ
Parceria Institucional: Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE) – RJ
Patrocínio: Programa de Eficiência Energética, ANEEL e LIGTH
Parcerias: TV Tagarela, Cine Manguinhos, Instituto Raízes em Movimento, Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) e Barraco Adentro
Promoção: Leia Cinema

Informações: [email protected]
Assessoria de Comunicação: Cleberaraujo1[email protected] / (21)98325-9857

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *