Edital da Mostra de Filmes Imagens e Complexos

Estão abertas as inscrições da “Mostra de Filmes Imagens e Complexos” que acontecerá na última semana de setembro no Cine Teatro Eduardo Coutinho (Cine Manguinhos). Ao todo, serão selecionadas 30 produções audiovisuais realizadas por moradores de favela da cidade do Rio de Janeiro. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 31 de agosto de 2016. confira o edital e saiba como participar!

Mostra de Filmes Imagens e Complexos: inscrição até o dia 31 de agosto de 2016

OBJETIVO

A Mostra de filmes Imagens e Complexos tem por objetivo ampliar os espaços de exibição e reflexão sobre o audiovisual produzido por indivíduos e grupos de favelas do Brasil, a começar pelo Rio de Janeiro. Nosso escopo é reunir, exibir, debater e catalogar algumas das produções audiovisuais realizadas por pessoas que moram em favelas do Rio de Janeiro com espaços de debate entre os diretores destas produções, além de pesquisadores sobre o assunto.

Pretendemos discutir a produção audiovisual oriunda destes territórios, pensando de que forma as imagens produzidas pelos favelados complexificam e tensionam o que os próprios favelados pensam sobre a cidade, o amor, a esperança, a própria favela, além de como apresentam suas visões políticas, suas principais temáticas e a escolha de suas linguagens. A Mostra de Filmes Imagens e Complexos privilegia a produção audiovisual da favela e de seus moradores, numa tentativa de olhar de dentro para fora, de suplantar o debate acadêmico centrado nas imagens produzidas de fora para dentro, que enfoca comumente a questão da violência na favela. Portanto, o foco do “Imagens e Complexos” não é a violência, embora, ela possa também estar presente nas discussões e imagens, o que buscamos é a diversidade dessa favela complexa em imagens e temáticas.

As exibições acontecerão na última semana de Setembro de 2016, no Cine Teatro Eduardo Coutinho (Cine Manguinhos), situado à Avenida Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica (ao lado da Biblioteca Parque de Manguinhos). As projeções dos filmes e as mesas de debate serão gratuitas.

SOBRE A SELEÇÃO DAS OBRAS

 Serão selecionadas para exibição 30 (trinta) obras (filmes, vídeos, videoclipes, etc) realizadas por pessoas que moram em favelas do Rio de Janeiro, levando em conta a diversidade dos formatos, temas e gêneros. As obras com conteúdo em língua estrangeira deverão vir com a legenda ou dublagem em português.

A seleção será realizada pela equipe de curadoria formada por 5(cinco) pessoas especializadas nos temas audiovisual e favela.

A decisão da curadoria da Mostra de Filmes Imagens e Complexos a respeito da seleção das obras é soberana.

SOBRE O CATÁLOGO DA MOSTRA

Além das exibições, a Mostra de Filmes Imagens e Complexos irá produzir um catálogo sobre o evento, contendo o registro de todas as trinta obras exibidas na Mostra. Das trinta produções selecionadas pela curadoria, 5 (cinco) receberão destaque, por meio de uma resenha (escrita pelos próprios curadores). Além disso, todas as obras inscritas, que respeitem os critérios de seleção, serão catalogadas nesta publicação (registrando suas informações: nome, sinopse, autoria, ano e favela que representa), bem como local e data de realização.

Este catálogo será lançado um mês após a realização da “Mostra de Filmes Imagens e Complexos”, em evento com local e data a serem definidos. Sua distribuição será gratuita, priorizando os participantes da Mostra. Disponibilizaremos o catálogo para download também na internet.

SOBRE A INSCRIÇÃO

A inscrição é gratuita. A Mostra Imagens e Complexos exibirá os filmes em formato digital. Serão aceitas toda e qualquer obra realizadas com minutagem de até 120 minutos, em diferentes plataformas (celular, smartphone, câmera digital, etc.) e em qualquer formato (web-vídeos, curta-metragem, longa-metragem, videoclipe, experimental, etc), independente do ano de realização da obra. Somente serão aceitas obras produzidas por pessoas ou grupos moradores de favelas maiores de 16 anos (autores menores de 18 anos deverão ter sua inscrição realizada por um responsável maior de idade).

Será preciso preencher um formulário de inscrição e a autorização do uso da obra, disponível no edital (Anexo I). A inscrição só será efetivada se for encaminhada a autorização do uso da obra assinada e a ficha preenchidos.

O proponente poderá encaminhar as obras, a ficha de inscrição e a autorização do uso de duas formas:

 I– Virtual – deverá ser informado o link para acesso ao filme e também a senha, quando for o caso. Nesta situação a ficha de inscrição e a autorização do uso da obra, devidamente preenchidas e assinadas, poderão ser enviadas, digitalizadas, pelo email [email protected].

II– Físico – deverá ser encaminhada cópia em DVD ou outro dispositivo (enviado por correio, para o seguinte endereço: Rua Capitão Jesus, 37, 101. Cachambi – Rio de Janeiro/RJ. CEP 20.775-140. Identificar no envelope: “MOSTRA DE FILMES IMAGENS E COMPLEXOS”) juntamente com a ficha de inscrição e com a autorização do uso da obra, devidamente preenchidas e assinadas.

A mostra exibirá apenas 30 (trinta) obras e, no caso de recebermos um número maior de inscritos, a equipe de curadoria irá selecionar as obras considerando os seguintes itens:

 I. a coerência com os critérios do edital;

II. a sua relevância em relação à proposta da Mostra;

 III. a criatividade na articulação do tema da obra e os usos da linguagem audiovisual;

 IV. o uso do recurso formal em relação à mensagem que o autor deseja passar;

V. a relevância da obra para a sociedade como um todo e, principalmente, para promover novas reflexões sobre as favelas.

PRAZOS

A inscrição e o envio das obras podem ser feitos entre os dias 01 de agosto de 2016 até o dia 31 de agosto de 2016, impreterivelmente.

O resultado com os nomes dos selecionados e a programação para a Mostra de Filmes Imagens e Complexos será divulgado no site/facebook até o dia 09 de setembro de 2016.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Ao realizar a inscrição o participante assume a responsabilidade por todos os direitos autorais, de imagem e de trilha sonora, e autoriza o uso da obra e das ações promocionais, sem ônus para a Mostra de Filmes Imagens e Complexos.

A produção da Mostra de Filmes Imagens e Complexos não se responsabiliza por eventuais danos ou extravios das obras enviadas, bem como por atrasos ou problemas decorrentes do processo de envio da empresa prestadora deste serviço.

A Mostra de Filmes Imagens e Complexos não disponibilizará passagens aéreas e terrestres para a equipe de realizadores das obras que forem selecionadas.

Não serão aceitas as obras enviadas após o prazo de inscrição.

Não serão aceitas obras que violemos direitos humanos e que contenham cenas de violência explícita.

Para maiores informações entre em contato através do email [email protected] ou através da nossa fanpage Imagens e Complexos.

Realização: Imagens e Complexos
Programa Favela Criativa: Secretaria de Estado de Cultura (SEC) – RJ
Parceria Institucional: Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE) – RJ
Patrocínio: Programa de Eficiência Energética, ANEEL e LIGTH
Parcerias: TV Tagarela, Cine Manguinhos, Instituto Raízes em Movimento, Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM) e Barraco Adentro
Promoção: Leia Cinema

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *