Escola de Música da Rocinha completa 25 anos

25 anos de Escola de Música na Rocinha / Fonte: fanpage EMR

Há 25 anos, um professor de música alemão dava início a um projeto na favela da Rocinha motivado pelo desejo de confrontar a desigualdade social que encontrou no Rio de Janeiro, enquanto lecionava num colégio da zona sul da cidade. Foi nesse contexto que a história da Escola de Música da Rocinha (EMR) começou a ser tocada, quando 14 alunos de flauta doce participaram da primeira aula de musicalização nas dependências de uma igreja da comunidade, em junho de 1994.

A partir de então, a iniciativa do professor Hans Ulrich Koch, para ajudar crianças em situação de risco social, resultaria numa reconhecida instituição, que hoje atende aproximadamente 300 alunos (crianças, adolescente e jovens) da Rocinha e comunidades adjacentes com cursos que contemplam instrumentos de cordas, sopro, percussão, piano e canto coral.

Coro Infantojuvenil se apresentando no Festival Tocando o Rio / Fonte: fanpage EMR

Os resultados conquistados, ao longo desses anos, não ficaram limitados as fronteiras da comunidade, ajudando a propagar a relevância dos projetos realizados pela EMR. Foram inúmeras apresentações em festivais, instituições públicas e em espaços culturais; participações em shows e discos de artistas consagrados; e a gravação de quatro discos por grupos da própria instituição. Outra importante realização foi a criação da Orquestra de Câmara da Rocinha que, em 2015, passou a ser patrocinada pela Repsol Sinopec Brasil e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

Em constante processo de evolução, a EMR segue ampliando a sua capacidade de atuação ao fazer uso da linguagem musical como recurso pedagógico para promover acessibilidade a pessoas com deficiência. Essa experiência começou em 2017 com uma oficina realizada por especialistas, que teve como objetivo preparar a equipe para trabalhar adequadamente os casos existentes e garantir atendimento qualificado a todos que buscarem a escola.

Para celebrar essa belíssima trajetória de luta, resistência e conquistas, será realizada uma grande festa no próximo domingo (02/06), a partir das 13 horas, na quadra da Acadêmicos da Rocinha – situada à Rua Bertha Lutz, 80 São Conrado/RJ.

No cardápio, além da tradicional feijoada, músicas para todos os gostos preparadas por grupos da EMR: Coro Infantojuvenil, Orquestra de Câmara da Rocinha, Sopros do Morro, Grupo Chorando à Toa, Grupo Roça Nova  – entre outras atrações.

Para tornar esse momento mais especial, a Escola de Música da Rocinha convida a todos para participar dessa celebração, sobretudo seus alunos e ex-alunos, assim como seus familiares, e aqueles que de alguma maneira ajudaram a colocar em pauta esses 25 anos de história.

Os convites podem ser adquiridos na sede da instituição que fica no Centro de Cidadania Rinaldo Delamare (Av. Niemayer, 776  17ª andar – São Conrado) ou na hora do evento, pelo valor de 5 reais. Junto com o convite, a escola solicita 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições da Rocinha.

SERVIÇO

Evento: 25 anos da Escola de Música da Rocinha
Local: Acadêmicos da Rocinha ( Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado/RJ)
Data: 02 de junho de 2019, das 13 às 20 horas
Ingresso: 5 reais + 1 kg de alimento não perecível – Convite pode ser comprado na sede da EMR (Av. Niemeyer, 776  17º andar – São Conrado) ou na hora do evento.

Esta entrada foi publicada em Artigos e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *